quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Prana Yoga Xtreme

prana yoga oficial

Há alguns meses participei na minha triatlo Prana Yoga Xtreme 21 do Sergio Bertoluci na academia autoridade fitness mais longo até o momento: O Sailfish Costabrava distância Short, como já foi apelidado eles, distância Baleia; com 1900m de natação, 48km de bicicleta e 10km de corrida. Para alguns pode parecer algo fácil, e a outros, igual a mim, um desafio.

Eu nunca fui um grande atleta, mas há um ano eu me encorajei com o triatlo e fiz algum triatlo sprint. Este ano queria aumentar a distância e sabia que, se queria superar o meu desafio com conforto e dignidade, deveria treinar com tempo suficiente, fazer o bem e, obviamente, comer bem.

No que diz respeito à alimentação diária não tive que esmerarme, comer de forma saudável não é um problema para mim. Como é lógico, é algo que eu gosto e está totalmente ligado à minha profissão.

Além disso, adoro as frutas e os legumes, produtos integrais parecem-me mais saborosos e não me supõe um problema lembrar de combinar os alimentos corretamente para que as refeições sejam completas , com uma porção de carboidrato, uma proteína e um bom prato de legumes.

Em casa de ferreiro, espeto de pau: O primeiro erro da nutricionista aspirante a triatleta

Algo que em um princípio não pensei, foi que durante a época minha dieta tinha que ir mudando. Se a quantidade de exercício aumenta o aporte de calorias também deveria tê-lo feito.

Ao ver as planificações que me pautaba o treinador deve ter calibrado bem a minha dieta e planejado a minha alimentação com as alterações necessárias, com o tempo.

Em consulta sou realmente muito pesada neste sentido, lembro-me insistentemente aos meus atletas que me avisem quando aumentar a carga, peço que me passem seus plannings de treinamento por se adaptar as quantidades, que me avisem se ficar com fome, se eles estão mais cansados do que o habitual x21...

Em troca, comigo não o que eu tinha em mente. E como eu percebi? Porque passei fome! Durante alguns dias tinha mais fome do que de costume, até que resolvi o problema.

Você já teve alguma vez a sensação de que a fome nunca acaba? Lembro-me que durante um tempo pequeno-almoço, o de sempre e às 2 horas sentia meu estômago completamente vazio, comia e pouco tempo depois, outra vez o estômago volta a rugir...

Até que percebi que não estava comendo o suficiente, então que recalculé as calorias que ele precisava, em função do treinamento e incrementé a ingestão de carboidratos para ter energia que me faltava. Desta forma, a minha sensação de fome infinita, o cansaço e a recuperação após os treinos, melhoraram.

Sem surpresas no dia da competição Prana Yoga

Durante a temporada há algo muito importante, algo que toda a nutricionista esportiva deve lembrar aos atletas: testar a hidratação e a nutrição nos treinos. Testar todos os alimentos, géis, barras e isotónicas que querem consumir no dia da competição.

E conseguir habituar-se ao consumo constante de líquidos e alimentos, usinagem de todo o processo para que no dia da competição saia perfeito.

Neste sentido eu quis ser um exemplo e passar da teoria à prática, experimentar tudo o que era necessário e com a previsão suficiente para realizar retificações. Mas o processo foi mais complicado do que pensava. Eu coloquei na situação:

Estrené a minha primeira bicicleta de estrada no ano passado, com o que eu comecei como novata total a rolar pelas estradas. A princípio, poder seguir o grupo de yoga prana, era a minha prioridade, não podia plantearme o fato de soltar as mãos do guidão enquanto circulava, aproveitava os semáforos para beber e os momentos de reunião e espera de algo para comer.

Mesmo assim, mais de uma vez voltava para casa, depois de 2 a 3 horas, com o barril praticamente cheio e todos os géis bem guardados no maillot pensando, anda, se você vê algum de seus atletas que se vai dizer".

Quantas vezes terei dito a um triatleta o que come e bebe na bicicleta marcado como vai a correr", a bicicleta é o seu momento, não há impacto, você tem tudo à mão, você tem que aproveitar para repor e gastar o mínimo glicogênio, mas, na corrida, você vai pagar".

De fato, meus companheiros de equipe me chinchaban dizendo: Laia, levamos 2 horas, não deveria ter terminado os dois tambores que você está vestindo?".

A importância de personalizar os padrões nutricionais

Com o tempo fui melhorando meu hidratação na bicicleta, apesar de não cobrir as necessidades padrões, de fato, descobri que as minhas necessidades de hidratação não são as normas. Através de pesagem antes e depois dos treinos, eu verifiquei que as minhas perdas de água, como é comum em mulheres, são baixas.

Generalizando, a perda de líquido é geralmente de 1 litro a cada hora, no meu caso é de cerca de 500ml e de acordo com o calor um pouco menos. Com isso, não me é extremamente complicado consumir o que perco.

O segundo erro da nutricionista aspirante a atleta

Por fim, veio abril e com o calor a primeira competição da temporada, o meu primeiro triatlo olímpico. Cheguei a este triatlo sem ter feito nenhum teste de suplementos na carreira.

Bom, isso não é bem verdade, não tinha testado nada nos treinos da temporada, mas o que eu tinha feito na temporada passada, quando me preparava para correr uma meia maratona e uma corrida de montanha.

Di é claro que o que tinha me sentado bem então, eu me valia para o triatlo. E o que passou no dia da competição? Segundo erro tipográfico, fazer algo que não tinha testado. Eu passei de lista, como eu sabia que beberia menos do que devia, eu coloquei o dobro de pós isotónico em um único barril.

Eu pensei que, como mínimo, que abrange o açúcar e o sal. O resultado foi que estava ruim péssimo, por que a bicicleta que eu bebi menos do que devia, a cada gole era um horror.

Eu deixei a bicicleta no T2 e peguei a jujuba que eu tinha deixado preparada na bamba de run. Eu a guardei no tritaje com a intenção de consumi-la no km 5 e a correr. Como vedes, o planejamento mental tinha clara, mas no momento da verdade, a jujuba acabou banida para the para a lixeira. Sim, eu joguei.

Sinceramente, me achava incapaz de comer nada e menos de mastigar algo. Tinha o estômago revolto e as pulsações topo a topo, com o que comer não era viável.

x21 sergio

Posteriormente, ao rever as diretrizes, dei-me conta que a intensidade de uma corrida de montanha no meu caso, na meia-maratona, não eram altas, os ritmos me permitia comer e beber sem problema.

Isso não é assim em um triatlo distância Olímpica Sprint. Com a intensidade da corrida, todo o tempo que havia decorrido desde o encetamento da manifestação, com a sensato desidratação e os nervos assento, o fole se me fechou e narcisismo recusa tive outra vez emenda que acrescentar correndo no prana yoga com homogêneo taça desde nível no máximo a compostura dentre começo 21extreme!

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